Trabalhos academicos
Conceito e sua origem. |A|
-Afinal, o que conhecimento?. Mundo dos Filósofos. Disponível em: <http://www.mundodosfilosofos.com.br/vanderlei22.htm>. Acessado em 8/10/2008.
-Conhecimento. Wikipédia. Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhecimento>. Acessado em 8/10/2008.
Entende se como conhecimento a relação entre aquele que conhece ou deseja conhecer e aquilo que se conhece ou ainda irá ser conhecido. No entanto, esse conceito é apenas a simplificação de uma história de filósofos e estudiosos do assunto. (O estudo do conhecimento é chamado de gnoseologia.)
Nessa história estão incluso a Teorias do Conhecimento na Antiguidade com filósofos gregos que deram a diferença entre conhecimento sensível e intelectual, aparência e essência, opinião e saber, além de estabelecer as regras da lógica para se chegar à verdade.
Na Teoria do Conhecimento na Idade Média temos as escolas Patrísticas, com principal destaque Santo Agostinho, Escolásticas, com ênfase em São Tomás de Aquino e a Nominalismo, dando importância a Duns Scotto e Guilherme de Oclkam.
Dando continuidade ao processo de evolução com a Teoria do Conhecimento da Idade Moderna, a revolução Científica trouxe mudanças na nova visão antropocentrista, do racionalismo e do empirismo.
Na atualidade temos a Teoria do Conhecimento da Idade Contemporânea com a eclosão da crise da razão. Onde a razão faz críticas aos limites, estabelece princípios éticos vinculando às raízes sociais.
Em suma, ao longo da história o Mito, a Filosofia, o Senso Comum, a Arte e a Ciência fizeram e ainda fazem parte preponderantemente do estudo do conhecimento. Dessa forma, depois do primeiro conceito de Platão como o Conhecimento sendo a crença verdadeira e justificada, Aristóteles ainda o dividiu em três áreas: Científica, Prática e Técnica.
Além dos conceitos de Platão e Aristóteles o desenvolver dos tempos atualizou o conhecimento em uma série de designações e categorias como Sensorial,