Trabalho
Leitura Prévia, Exploratória ou de Reconhecimento: É uma leitura rápida sobre o material bibliográfico encontrado, para verificar se a obra interessa à pesquisa. Pode-se examinar a folha de rosto, os índices. Também é importante fazer a leitura da introdução, da conclusão e das orelhas dos livros. Esse procedimento permite ao leitor ter uma visão geral da obra e assim julgar a pertinência da leitura ou não da obra. Leitura Seletiva: A sua finalidade é selecionar o material que realmente interessa para ser lido. Nessa situação, é necessário que o leitor saiba claramente quais são os gêneros de leitura que será realizada por ele. Leitura Analítica, Crítica ou Reflexiva: É realizada após as duas leituras anteriores com o objetivo de ordenar, esquematizar e resumir as informações mais significativas facilitando, assim, o entendimento do texto lido. Para a realização desse tipo de leitura recomenda-se que sejam observadas as seguintes etapas:
a. Leitura integral da obra para se ter uma visão geral do conteúdo abordado;
b. Identificação das palavras chave dos parágrafos e das idéias chaves do texto;
c. Ordenação das idéias chaves identificadas, pela ordem de importância, distinguindo as idéias principais das idéias secundárias.
Leitura Interpretativa: Essa leitura vai além da leitura analítica, pois o leitor deve estabelecer a relação das idéias da leitura com outros conhecimentos que ele já tem sobre o assunto, porém a interpretação não pode ser feita a partir apenas de opiniões pessoais.
Ao selecionarmos um texto e fazermos a sua leitura é necessário que tenhamos bem claro quais os objetivos que estão norteando essa nossa ação.
Você sabe quais são os principais objetivos da leitura?
No quadro abaixo vocês encontrarão os objetivos de leitura segundo Moraes; Branco e Marinho (2009):
• Ler