Trabalhos Academicos
Renan Santos de Sá Carvalho1
Introdução
Este ensaio tem por objetivo discorrer sobre a educação no semiárido, levando em conta as suas principais atividades que vem sendo desenvolvidas nessa região a fim de vincular a escola com a realidade do semiárido brasileiro e mostrar que ao educar o cidadão para a convivência no semiárido é possível tanto promover transformação social da realidade em este está inserido quanto construir alternativas de desenvolvimento sustentável para a região.
Diante das leituras que eu tive sobre a educação no semiárido brasileiro tomando como base meu projeto pesquisa e as proposições apresentadas pelos autores mencionados no referente trabalho, despertou em mim questionamento. Como está sendo implementada a educação no semiárido brasileiro como perspectiva de convivência nessa região ? Para construção ou ampliação de conhecimentos sobre esse tema específico, este ensaio vai promover um discurso expositivo-argumentativo partindo de opiniões/discussões de fontes de análises bibliográficas sobre esse assunto, que serão abordadas ao longo desse ensaio.
A educação contextualizada no processo ensino/aprendizagem do semiárido brasileiro fundamenta-se em práticas pedagógicas comprometidas com o processo de emancipação humana e convivência com essa região; a respeito dessa educação baseada na contextualização do semiárido brasileiro, Sueleuda e Lima (2010, p. 5) dizem que: “tem sempre como referenciais uma alternativa de desenvolvimento que promova a melhoria da qualidade de vida e cidadania de todas as pessoas, que garanta o uso responsável e a conservação dos recursos naturais e que viabilize iniciativas econômicas ao aumento da produção e distribuição de renda, além de desenvolver uma cultura, onde o ser humano e o ambiente natural sejam elementos de um todo integrado” .
Ao pensar a educação para a Convivência com Semiárido a partir do entrelaçamento das diversas áreas do conhecimento,