trabalhos academico
Presente pesquisa foi desenvolvido com intuito de demonstrar o critério importante que o mercado monetário tem para a nossa economia, que onde serão abordados os tópicos: moeda, tipos de moeda funções de moeda para a o mercado central.
Mercado monetário é um componente do mercado financeiro, relativo à concessão de empréstimos de curto prazo, com prazos de vencimento inicial de um ano ou menos. A negociação nos mercados monetários envolve títulos do Tesouro, papel comercial, aceitação dos banqueiros, certificados de depósito, dos fundos do banco central, hipotecasde curto prazo.
Como qualquer outro mercado, o mercado monetário é um local onde interagem compradores e vendedores para determinar o preço a quantidade a transaccionar de determinado bem. No caso do mercado monetário, o bem transaccionado é moeda e o preço a taxa de juro. Neste mercado participam todos os agentes económicos que procuram ou oferecem moeda, assumindo as entidades financeiras (nomeadamente os bancos comerciais) o papel de intermediários.
No mercado monetário podem ser distinguidos diversos segmentos, nomeadamente o mercado do crédito (em que participam as instituições financeiras e as famílias em empresas), o mercado monetário interbancário (em que os intervenientes são as instituições financeiras que cedem liquidez entre si), o mercado de operações de open market (em que participam o banco central e as instituições financeiras).
A instituição social que resulta da relação entre os vendedores e os compradores que procuram realizar intercâmbios ou transacções conhece-se pelo nome de mercado.
Monetário, do latim monetarĭus, é aquilo que pertence ou que é relativo à moeda (a peça de ouro ou de outro metal que se utiliza como meio de intercâmbio e, por extensão, a nota, o papel ou o curso forçado).
O mercado monetário é, portanto, um ramo dentro do mercado financeiro onde se negoceiam activos financeiros