Trabalhos 2012
É a perda do valor econômico do capital aplicado em bens intangíveis do ativo, necessários a manutenção da empresa.
Exemplo: Patentes de invenções, direitos autorais, autorizações ou concessões, despesas pré-operacionais, despesas com pesquisa científica, etc.
Quotas de amortização: será determinada pela aplicação da taxa anual de amortização sobre o valor original do capital aplicado ou sobre as despesa registradas no Ativo Diferido corrigido monetariamente.
Taxa anual de amortização: será fixada tendo em vista:
-Número de anos restantes de existência do direito;
-Número de períodos em que deverão ser usufruídos os benefícios decorrentes das despesas registradas no Ativo Diferido.
Contabilização
Despesas de Amortização
Amortização Acumulada
Na amortização somente se amortizam os imobilizados cujos valores se reduzem ao longo do tempo. Por exemplo, se uma marca é considerada de grande valor, a empresa faz tudo para mantê-la válida jurídica e economicamente, e o consegue, não há razão para amortizá-la (Isso também vale para outros ativos, como é o caso do ágio de fundo de comércio dos investimentos) No caso de benfeitorias em propriedade de terceiros, a amortização deve ser pelo prazo contratual, a não ser que a benfeitoria tenha vida útil menor que tal prazo. Nesta última, temos, na verdade, uma depreciação. Essa situação também se aplica se não houver prazo contratual definido.
Eliminação gradual e periódica do ativo de uma empresa, como encargos do exercício, das imobilizações financeiras ou imateriais.
É a recuperação econômica do capital aplicado em:
I – Despesas que contribuam para formação do resultado de mais de um exercício social. Exemplos: Despesas pré-operacionais, Despesas com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.
II – Direitos cuja existência ou exercício tenha duração limitada ou bens cuja utilização tenha prazo legal ou contratual limitado e desde que em nenhuma hipótese caiba