Trabalhoprof
BIOLOGIA GEOLOGIA – 11.º ANO
Ficha de Apoio Teórico: Diferenciação Celular
O que são células totipotentes? E pluripotentes? E multipotentes? E Unipotentes?
[pic]
Totipotentes, são células que são capazes de se diferenciar em todos os 216 tecidos que formam o corpo humano, incluindo a placenta e anexos embrionários. As células totipotentes são encontradas nos embriões nas primeiras fases de divisão, isto é, quando o embrião tem até 16 - 32 células, que corresponde a 3 ou 4 dias de vida.
Pluripotentes, são células capazes de se diferenciar em quase todos os tecidos humanos, excluindo a placenta e anexos embrionários, ou seja, a partir de 32 - 64 células, aproximadamente a partir do 5º dia de vida, fase considerada de blastocisto.
Multipotentes, são células capazes de se diferenciar em diferentes tipos de células, embora de tecidos muito semelhantes.
Unipotentes, são células que originam células-filhas capazes de se diferenciarem apenas num tipo de células.
Mas, se todas as células do embrião têm a mesma informação genética, como se pode explicar a diferente morfologia e função das várias células do organismo?
[pic]
Crescimento e regeneração de tecidos vs diferenciação celular
A mitose garante que, a partir de uma célula, se formem duas células geneticamente idênticas entre si e idênticas à progenitora. O ciclo celular pode repetir-se inúmeras vezes, de tal forma que, a partir de uma célula, pode obter-se um organismo multicelular.
Contudo, os organismos multicelulares são, geralmente, formados por diferentes tipos de células, que estão organizadas em tecidos, os quais formam órgãos e sistemas de órgãos.
Para que, a partir de uma célula inicial se obtenha uma variedade tão grande de células, é necessário que ocorra um processo de diferenciação.
Após a fecundação, forma-se uma