Movimento bidimensional
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I
MOVIMENTO BIDIMENSIONAL
Santa Maria 2011
INTRODUÇÃO Esse relatório descreve o movimento bidimensional, através de um experimento feito em aula. Analisamos o movimento de um centro de massa lançado sobre um plano inclinado, imprimindo a sua trajetória no papel milimetrado, definimos os pontos de seu trajeto e fizemos uma série de cálculos, para obter: velocidade, tempo; e após fizemos gráficos com base nos dados obtidos.
MOVIMENTO BIDIMENSIONAL
Quando um ponto material está se movimentando sobre um plano, ou seja, em duas direções, o movimento é denominado bidimensional. Os movimentos, tais como os de projéteis e o circular, são bidimensionais.
Velocidade instantânea
Ao trafegar em uma estrada você pode observar no velocímetro do carro que a velocidade indicada varia no decorrer do tempo. Esta velocidade que você lê no velocímetro em um determinado instante é denominada velocidade instantânea. Para determinar esta velocidade tem-se que calcular o limite de (S/t), para t tendendo a zero.
Velocidade escalar média
É a variação de espaço que o ponto material realiza em um intervalo de tempo.
Aceleração Média É a relação entre uma variação de velocidade (V) e o intervalo de tempo (t) no qual ocorreu esta variação.
Desenvolvimento prático
Em aula nós analisamos o movimento de um centro de massa de uma esfera lançada sobre um plano inclinado.
Colocamos uma folha de papel milimetrado sobre o plano, com ângulo de inclinação igual à 14°, com a origem no ponto em que a esfera sai do lançador, e uma folha de papel carbono sobre o papel milimetrado. Depois lançamos a esfera, imprimindo a sua trajetória no papel milimetrado.
Após, medimos o ângulo θ entre o plano inclinado e a horizontal e calculamos o módulo da aceleração ao longo do plano inclinado: ay= 0,7gsenθ
Obtemos como resultado da