trabalhoo
São drogas que têm a capacidade de inibir o crescimento de microorganismos, indicadas, portanto apenas para o tratamento de infecções microbianas sensíveis.
MECANISMO DE AÇÃO DOS ANTIMICROBIANOS
. Inibiçao da síntese de parede celular
. Alteraçao da permeabilidade da membrana celular
. Inibiçao da síntese de proteínas
. Inibiçao da síntese de ácidos nucleicos.
AMOXICILINA
A amoxicilina é um antibiótico β-lactâmico de espectro moderado. Trata-se de uma penicilina semissintética, derivada da ampicilina, a qual é inativada por β-lactamases, sendo então sensível a micro-organismos produtores de penicilinases. É um composto estável em meio ácido, que foi projetado para uso oral. Atua por inibição da produção de proteínas da parede celular bacteriana, de modo geral, afetando a síntese de componentes dos peptideoglicanos da parede celular e causando lise osmótica.
MECANISMO DE AÇÃO
A amoxicilina é uma aminopenicilina semi-sintética do grupo beta-lactâmico de antibióticos, quimicamente é denominada D-(-)-alfa-amino p-hidroxibenzil penicilina. Tem em sua estrutura química o grupo amino, ionizável, que faz com que tenha um amplo espectro de atividade antibacteriana contra muitos microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos, agindo através da inibição da biossíntese do mucopeptídeo das paredes das células.
Sua ação depende de sua capacidade em atingir e unir-se às proteínas que ligam penicilinas localizadas nas membranas citoplasmáticas bacterianas. Inibe a divisão celular e o crescimento, produz lise e elongação de bactérias sensíveis, em particular as que se dividem rapidamente, que são, em maior grau, a ação das penicilinas.
Tem rápida ação bactericida e perfil de segurança de uma penicilina.
ANTIBACTERIANOS BETA-LACTÂMICOS, PENICILINAS
PENICILINAS DE AMPLO ESPECTRO
Denominação genérica Concentração
Apresentação
amoxicilina
500 mg comprimido amoxicilina
500 mg cápsula amoxicilina
50 mg/mL