Trabalhoo Sociologiaaaaa
617 palavras
3 páginas
Nome: Lucas Ghellar Curso: Administração Sociedade em Rede: cultura, globalização e formas colaborativas
Hoje, a globalização, os avanços tecnológicos e os efeitos sobre o trabalho, a constituição da sociedade informacional, a ocidentalização da cultura e superexposição da mídia, são processos contemporâneos que produzem mudanças nos modos de estar e sentir-se juntos, desarticulam formas tradicionais de coesão e modificam modelos de sociabilidade.
È importante para nós entender a globalização como um movimento espacial e temporal que tem produzido um aumento expressivo do potencial de tensões sociais. A globalização pode também despertar um sentimento – aparentemente contraditório - de potencial diante de novas formas de exercer a liberdade e a responsabilidade para melhorar condições de vida.
O surgimento das sociedades modernas transfere as relações sociais para um território mais amplo onde as fronteiras desaparecem e, ao mesmo tempo, colocam à disposição das coletividades um conjunto de referências resultado da mundialização da cultura.
O avanço tecnológico dos transportes e da comunicação transformou o tempo e o espaço derrubando as barreiras que rodeavam as culturas. O processo de globalização que agora vivemos, no entanto, é ao mesmo tempo um movimento de potencialização da diferença e de exposição constante de cada cultura às outras, de minha identidade àquela do outro. A tendência da globalização - um mundo "uno", interconectado e interdependente.
Os tempos atuais produzem, simultaneamente, o desenvolvimento de uma cultura de massa através dos meios de comunicação e o florescimento das chamadas culturas locais.
Podemos dizer que até pouco tempo tínhamos políticas educativas e de comunicação que ordenavam, a partir de discursos e narrativas únicas, a coexistência de grupos.
Hoje, emergem novas dimensões que diferenciam a ideia de identidade de outras épocas e se superpõem, confluem ou se desagregam, criando novos ou