Sociologia
A sociologia estuda as relações de formalidade presentes na vida e nas sociedades.
A sociologia é uma disciplina cientifica porque, faz três perguntas importantes para dar direção aos estudos sociológicos e concebe que a prova é a condição para a aceitação das ideias na ciência, e a prova tem de ser empírica.
A sociologia é uma ciência antiga e é considerada uma ciência jovem.
A sociologia nasceu de um desejo de alguns intelectuais em aplicar técnicas da ciência ao estudo da sociedade. Sendo assim, ela foi uma inspiração.
A partir do século XIX a sociologia surge como uma perspectiva ligada as condições sociais. Nasce m uma época de empolgações intelectuais, uma era cientifica, mas também em uma época em que a industrialização e a urbanização estavam transformando as bases da sociedade.
É incorreto afirmar que os autores pioneiros foram somente Émile Durkheim e Augusto Comte.
Fenômenos sociais decorrem da vida social e do comportamento humano, tais como desemprego, crescimento populacional etc...
Níveis de conhecimento cientifico:
Sociedades orgânicas são sociedades com indivíduos diferentes, com maior divisão dos trabalhos industriais como predomínio do direito restitutivo.
Inorgânicas são estudos realizados pelas ciências físicas.
Superorgânico abrangido pelas ciências sociais.
A sociologia como disciplina científica surgiu no início do século XIX, como uma resposta acadêmica para o novo desafio da modernidade: o mundo estava se tornando cada vez menor e mais integrado, a consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando e dispersando.
O desenvolvimento da Sociologia teve como pano de fundo a burguesia ascendendo politicamente e com frequência utilizando mecanismos ideológicos e repressivos para assegurar sua dominação. O surgimento de grandes empresas monopolizadoras de