Trabalho1
Os barcos de superpetroleiros são muito grandes então não atracam em um porto como todos os outros,são usados terminais marítimos que ficam em áreas costeiras.E depois de chegarem aos terminais marítimos é usado novamente os oleodutos, onde o petróleo é levado até a etapa final. Muitas empresas de petróleo tendem a reaproveitar ele, por isso usam o sistema de retorta. Ele é basicamente assim,o calor para a pirólise é fornecido por uma corrente gasosa de elevada temperatura, que entra na zona de retortagem e se mistura com uma segunda corrente, injetada pela base da retorta, para recuperar o calor do xisto já retortado. Nas zonas de aquecimento e secagem, a massa cede calor ao xisto e se resfria, resultando na condensação dos vapores de óleo, transportadas para fora da retorta pelos gases. Estes, com as gotículas de óleo passam por dois outros equipamentos, onde são coletados o óleo pesado e outras substancias da etapa anterior. O gás limpo de neblina de óleo passa por um compressor. E depois é tirado o óleo leve e o gás é encaminhado a uma unidade própria.
Produtos
Dentro de todos esses procedimentos vem os produtos derivados do petroleo,eles saem todos do mesmo lugar,a torre de destilação. Primeiramente temos a gasolina como exemplo, ela faz parte da torre de fracionamento em 70 ºC ,como o querosene. Outro exemplo que podemos colocar é o óleo diesel,ele sai da torre de destilação por 200 ºC,e o óleo lubrificante com 300 ºC.
A gasolina,como todos já sabem, é o que faz a maioria dos carros se movimentar, assim como o querosene, mas ele é ultilizado jatos e tratores,mas também é material para a fabricação de outros produtos.
Já o óleo diesel também é usado em motores