Trabalho
a) Lacunas, b) átomo intersticial, c) átomo substitucional pequeno, d) átomo substitucional grande, e) defeito de Frenkel e f) defeito de Schottky
Defeitos Cristalinos
IMPUREZAS
Átomos de impurezas estarão sempre presentes e alguns existirão como defeitos de ponto cristalinos.
99,9999% de pureza de um metal tem na ordem de 1022 a 1023 átomos de impurezas em 1m3. Ligas metálicas átomos impurezas são adicionados intencionalmente para conferir características específicas como melhorar resistência mecânica e resistência à corrosão.
Átomo de impureza substitucional
Átomo de impureza Intersticial
Defeitos Cristalinos
SOLUÇÕES SÓLIDAS
"Solvente" representa o elemento ou composto que está presente na máxima quantidade (átomos hospedeiros). "Soluto"é o elemento ou composto presente numa menor concentração Uma solução sólida se forma quando, átomos solutos são adicionados ao material hospedeiro e a estrutura cristalina é mantida, solução homogênea Solução sólida substitucional O átomo do soluto tem dimensões e estruturas eletrônicas semelhantes ao átomo do solvente. Dessa forma, podem ocorrer substituições de alguns átomos da matriz do solvente por átomos “semelhantes” do soluto Solução sólida intersticial inserção de novos átomos do soluto em interstícios ou espaços entre átomos do solvente, os átomos a serem inseridos devem ter devem ter dimensões iguais ou inferiores aos interstícios entre os átomos do solvente.
Defeitos Cristalinos
EXEMPLOS DE SOLUÇÕES SÓLIDAS AÇO : é um exemplo de material que desenvolve uma solução sólida (em uma de suas formas alotrópicas), na qual átomos de carbono se dissolvem na estrutura do ferro.
•O aço tem maiores resistência, limite de escoamento e dureza que o ferro puro.
O LATÃO : é outro exemplo de material “impuro”, em que o zinco é acrescentado à estrutura do cobre. •O latão é mais duro, mais resistente e mais dúctil do que o cobre.
Defeitos Cristalinos
EXEMPLOS