Trabalho
Daniela Della Croce Pigo Psicóloga / Neuropsicóloga
CRP: 06/75770 daniela.pigo@aedu.com CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA
A Psicologia, enquanto ciência e profissão, tem a obrigação de oferecer contribuições nessa área social e política. No Brasil, cursos de graduação em Psicologia oferecem capacitação específica para que o profissional possa lidar com as demandas sociais.
Conceitos, tais como: Direitos Humanos, Cidadania, Trabalho em Rede, Política, Metodologia, entre outros, são importantes para balizarmos as intervenções do psicólogo na área das Políticas Públicas.
CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA
O Conselho Federal de Psicologia criou o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas, o CREPOP . www.crepop.pol.org.br
O CREPOP permitirá visualizar o panorama geral da atuação do psicólogo nessa área e irá dispor de informações que servem de referência para novas propostas de atuação profissional.
CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA
O Conselho Regional de Psicologia da 8ª Região criou, em março de 2006, o Núcleo de Articulação de Políticas Públicas (NAPP-08).
Desde de sua criação, o NAPP-08 vem realizando diferentes ações que visam aproximar cada vez mais o psicólogo da temática em questão. Entre essas ações constam também: seminários conceituais, grupos de estudos, sistematização de dados sobre os profissionais que atuam na rede pública e nos Conselhos de Controle Social, levantamento teórico, curso de atualização, jornada científica e pesquisa de campo.
PARTICIPAÇÃO DA CATEGORIA NOS CONSELHOS DE CONTROLE SOCIAL
A Psicologia e os psicólogos precisam ter a percepção da dimensão coletiva do indivíduo, com suas subjetividades.
Necessitam, ainda, inspirar-se nos Direitos Humanos e na Democracia, para a construção das Políticas Públicas. Porém, esta participação não deve ocorrer numa perspectiva