Trabalho
O presente trabalho é uma breve dissertação acerca de três ideias textuais centrais retiradas do artigo ”Inovação à Brasileira” - Eva Stal Doutora em Administração pela FEA/USP.
* P&D: No texto a empresa Marcopolo, é exemplo da corrente de pensamento dos NeoShumpeteriamos que acreditam na inovação como fator interno da organização.
A empresa Sabó seguindo esta linha de raciocínio apresenta características inovadoras as quais permitem sua colocação no mercado.
Uma destas características está diretamente interligada com os processos de P&D, onde 7% do lucro líquido são revertidos para um centro próprio de Pesquisa e Desenvolvimento, além de cultivar e manter parcerias com universidade e centros de pesquisa no Brasil e no exterior, o que lhes permite estar a frente e gerar ainda que indiretamente uma vantagem competitiva.
É clara e notória a importância e relevância do investimento em pesquisa e desenvolvimento, atrás dela colocamo-nos a frente e em vantagem competitiva, agregamos valor aos produtos e desenvolvemos tecnologia. Ainda considerando o caso Sabó mesmo que não explícito no artigo deduzimos que os investimentos em P&D transpassam os limites produtivos abrangendo também o desenvolvimento humano no âmbito profissional.
* Internacionalização: Após estabelecerem-se em território local, as empresas inovadoras buscam meios de se internacionalizarem, atitude esta fundamental para que as empresas não caiam na estagnação.
No texto exposto ambas as empresas apresentam semelhanças no que diz respeito ao seu processo de internacionalização, ambas estáveis no mercado local, começam a exportar, abrindo filiais em outros países, ambas incorporando-se a empresas estrangeiras, compactuando parcerias e maximizando seus lucros.
Sabó ao comprar a Kaco; Marcopolo em parceria com a Jac.
Inovar também é expandir, e elas entendem esta necessidade adaptam-se a ela gerando retornos lucrativos e de estabilidade de mercado.
A