Trabalho
No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”. Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.
Valentine’s Day no Estados Unidos
O nome Valentine’s Day é uma forma mais curta do nome mais formal de Saint Valentine’s Day (ou traduzido literalmente Dia de São Velentino) . A história desta celebração é bastante antiga, o nome vem de um mártir cristão chamado Valentine, e o dia foi estabelecido pelo Papa Gelasius I no ano 496, mas começou a ser associado com amor romântico na idade média. Mas hoje em dia nos Estados Unidos, o Valentine’s Day tem um sentido mais amplo , além de ser um dia para os apaixonados , como o dia dos namorados no Brasil, é também um dia onde pode se expressar amor que não seja romântico, ou até mesmo amizade. Filhos podem dar presentes, flores e cartões para os pais, e vice-versa. Crianças na escola montam e trocam “valentines” que são pequenos presentes, cartões com tema de amor ou amizade, ou até balas em forma de coração com dizeres como “Te Amo”, “Meu Valentine”, “Gosto de Você”, etc.
Valentine’s Day ao redor do mundo
- Colômbia Na Colômbia, a data é fixada no segundo sábado de setembro. A troca de presentes e carinhos entre as pessoas queridas é bastante popular e divulgada no país.
- Outros países da America
Outros países da América como México,