Trabalho
ESCOLA UTILITARISTA
João Monlevade 2013
ISAQUE OLIVEIRA GOMES
ESCOLA UTILITARISTA
Trabalho acadêmico apresentado para a disciplina de Hermenêutica, ministrada no 1º período do curso de Direito, como requisito parcial para aprovação.
Professor Orientador: Tenório
João Monlevade 2013
Introdução
O presente trabalho tem como finalidade abordar a Escola Utilitarista, seus princípios fundamentais, características, dando enfoque ao seu representante Jeremy Bentham.
Esta escola trata-se de uma ética normativa, originada através das obras dos filósofos e economistas ingleses do séc. XVIII E XIX, Jeremy Bentham e John Stuart Mill, sendo um de seus fundamentos que a ação é moralmente correta se tende a promover a felicidade e condenável se produzir a infelicidade, considerando todos que são afetados pelo agente da ação. Uma atitude apenas se deve concretizar, sendo para o bem estar social.
O Utilitarismo rejeita o egoísmo, opondo-se a que o individuo deva a perseguir os seus próprios interesses, mesmo às custas dos outros, e se opõe a qualquer teoria ética que considere ações ou tipos de atos como certos ou errados independentemente das conseqüências que eles possam ter.
Jeremy Bentham
O principal aspecto do Utilitarismo de Bentham encontra-se em sua crítica ao Direito Natural, que supõe a existência de um “contrato” pelo qual os súditos devam obediência ao soberano. Para ele o Direito Natural era