Trabalho
Universidade Federal do Piauí – UFPI
Campus Universitário Ministro Petrônio Portella
Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL
Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas - DCCA
Bairro Ininga, CEP-64049-550 – Teresina, PI
Fone: (86) 3215-5793 Home Page: www.ufpi.br
3.2 FUNÇÕES
IDÉIA INTUITIVA DE FUNÇÃO
Ao contrário do que muitos pensam, a primeira idéia de função não surgiu de conceitos matemáticos, mas de observações de fatos que ocorrem na natureza. Só muito mais tarde se conceituou a função de forma matemática. E hoje existe uma tendência muito grande de encarar as Ciências, ditas Humanas, e entre elas a Economia, com técnicas quantitativas. A observação, frequente entre estudiosos de Ciências Naturais, deu motivo, muitas vezes, à enumeração de leis, que estabeleceram relações entre certas causas e seus efeitos. Essas relações são expressas frequentemente por fórmulas, equações ou mesmo funções.
Intuitivamente, a palavra função evoca uma ideia de dependência. Quando se diz que a área de um quadrado é função de seu lado, que a estatura de uma criança é função de sua idade ou que a quantidade demandada de uma mercadoria é função de seu preço, o que se pretende dizer é que a área do quadrado depende do seu lado, a estatura da criança depende de sua idade e a quantidade demandada da mercadoria depende de seu preço.
Essas sentenças podem também ser expressas em símbolos que, pela comodidade de uso, se tornam universais. Assim, chamando por A a área do quadrado e por L seu lado, a dependência será expressa por A = f(L) ou A
= A(L), símbolos que afirmam que A é função de L. Como A depende de L, A é chamada variável dependente e L variável independente. Da mesma forma pode-se escrever simbolicamente E = f(i) para dizer que a estatura E é função da idade i ou que q = f(p) para dizer que a quantidade demandada q de uma mercadoria é função de seu preço p.
É possível ainda dizer de que forma A é função de L, E é