Trabalho
O ferro faz parte no grupo dos micronutrientes que influencia decisivamente na produção, com objetivo de proporcionar o completo equilíbrio das culturas.
No solo o ferro é um micronutriente catiônico e constitui 5% da costra terrestre, a coloração do solo, em muito é resultante da presença dos óxidos livres.
Assim como os demais micronutriente um fator importante para sua disponibilidade no solo é o PH, a presença da matéria orgânica e também o fosforo podem impactar na disponibilidade de ferro para as plantas. Isso se deve, principalmente, ao fato de que para ser absorvido pelas plantas ele precisa passar por uma redução de Fe³+ para Fe²+.
Nas plantas o ferro tem as principais funções:
Presente nos cloroplastos, é responsável pela síntese de clorofila
Participa na síntese de proteína e no processo fotossintético
Age diretamente na respiração e fixação do nitrogênio do ar Principais sintomas de deficiência: Deve-se observar as folhas novas, nas partes mais altas e na ponta dos ramos, devido à pouca mobilidade do Ferro pelas plantas essas áreas tendem a apresentar folhas delgadas e amareladas, quebradiças e vitrificadas É comum também perceber que somente as nervuras das folhas permanecem verdes, enquanto os limbos ficam amarelados Em casos graves de deficiência de Ferro, ocorre a necrose e a queda das folhas, podendo chegar ao desfolhamento total
Em plantas anuais inibe o crescimento da planta
Em arbóreas (frutíferas, em especial) ocorre a queda das folhas, diminuição do tamanho dos frutos e amadurecimento precoce
As principais culturas que sofrem com a carência de ferro é: Soja, árvores frutíferas em geral, arroz, café, cacau, coco e dendê, entre outro.
Devida a rápida conversão de Fe solúvel para insolúvel é raro encontrar toxidade de Ferro nas plantas, Uma calagem adequada é capaz de acabar com a saturação por ferro no solo. O solo do cerrado é rico em Fe tornando desnecessária a aplicação de adubos férricos neste tipo de solo.
As