Trabalho
Atualmente, a forma mais debatida de violência social é a prática denominada bullying, tão antiga quanto a vida em sociedade, mas que nos dias atuais tem demonstrado seu lado mais perverso porque consegue manter a vítima sob extremo estresse.
O mundo globalizado e o acesso cada vez mais difundido da rede mundial de computadores propiciou a difusão da violência do bullying também no mundo virtual, conhecida como cyber bullying. A regulação da sociedade é ínsita a cada grupo de acordo com os anseios predominantes em cada qual. Não tolerar determinados comportamentos ou condutas cria no grupo geralmente uma forma de abolir ou ao menos a tentativa em diminuir a ocorrência do comportamento não tolerado ou não desejado. Geralmente o comportamento refutado por determinado grupo está ligado principalmente à violência. Assim, basicamente nascem as leis, para regular um padrão de comportamento desejado ou ainda não tolerado em um grupo social.
Hoje qualquer canal midiático discute a forma mais rude da violência, conhecida como bullying, caracterizado por atos de desprezar, denegrir, violentar, agredir, destruir a estrutura psíquica de outra pessoa sem motivações evidentes, que causam dor e sofrimento.
O termo bullying é utilizado somente na relação entre crianças e adolescentes, e é cometido através de intimidações do agressor com pessoas que possuem uma característica diferente, seja ela física (gordo, magro, alto, baixo), ou de personalidade, sendo um traço que o diferencia dos demais, motivo para hostilizações reiteradas das vítimas.
Juridicamente o bullying pode ser definido e traduzido como assédio moral, o qual tem sido identificado mais facilmente nas relações de trabalho, mas, ocorre, em outros setores da vida humana. Já o bullying destaca-se na área familiar, principalmente relacionado à alienação parental, mas há várias formas de apresentação social, e o mais citado recentemente, o massacre