Trabalho
De
Biologia
Colégio Estadual Dr. Péricles Correa da Rocha
Matéria: Biologia
Tema: Fermentação
Série: 2° ano
Professora: Kelly
- Como ocorre este processo de obtenção de energia?
-Tipos de fermentações existentes.
- Importância da fermentação na indústria alimentícia.
Fermentação: Obtenção de energia.
A fermentação é um processo de obtenção de energia que ocorre sem a presença de gás oxigênio, portanto, trata-se de uma via de produção de energia anaeróbia.
Todos os processos de utilização de glicose (C6H12O6) para obtenção de energia iniciam-se com a conversão deste açúcar a duas moléculas de piruvato (C3H3O3), através de enzimas específicas, caracterizando assim a fase denominada glicólise. Essa conversão se dá em dez etapas e utiliza-se de substâncias e moléculas das células, dentre elas ATP (adenosina tri-fosfato) e átomos de fósforo – para a formação de ATP – e a co-enzima NAD+ (nicotinamida adenina dinucleotídeo) – como molécula intermediária para a oxidação dos aldeídos formados a partir da quebra da glicose, sendo reduzida a NADH através da incorporação do H+ liberado pelo aldeído.
Essa etapa é produtora de energia, isto é, tem como produto, além do piruvato, 2 moléculas de ATP (adenosina tri-fosfato). As coenzimas NAD+, por sua vez, precisam ser regeneradas e, para tanto, é necessário reoxidar as moléculas de NADH + liberado pelo aldeído. 4
A equação geral desta fase é representada por:
Glicose + 2NAD+ + 2ADP + 2pi → 2 Piruvato + 2 NADH + 2H+ + 2ATP + 2H2O.
Tipos de fermentação existentes.
Fermentação alcoólica
É realizada por leveduras; o ácido pirúvico é convertido em etanol e CO2 em duas etapas: 1ª - O ácido pirúvico é descarboxilado e forma-se acetaldeído; 2ª - O acetaldeído é reduzido pelo NADH a etanol.
Utilização na produção de alimentos:
Pão, vinho, cerveja.
Fermentação Láctica
O ácido pirúvico é directamente reduzido a ácido láctico pelo NADH; a fermentação homoláctica produz grandes quantidades de ácido láctico; a