Trabalho
Foram entrevistados 400 trabalhadores de escritórios para saber como a produtividade varia ao longo do dia. Segundo uma reportagem publicada no jornal italiano Corriere Della Sera, o horário logo após o almoço é o pior em termos de concentração e rendimento no trabalho, de acordo com a maioria dos pesquisados.
Nesse momento, muitos recorrem aos efeitos revigorantes de um cafezinho. Se isso não funciona, entram nas redes sociais e tentam marcar algum compromisso com os amigos para depois do expediente. Se nada disso funciona, resta dar um "migué": muitos ficam olhando para o computador, fingindo estar concentrados, para não levar bronca do chefe.
Já o horário mais produtivo é o meio da manhã. Para ser mais exato, às 10h26. Os funcionários já leram os emails e tomaram conta das tarefas a serem realizadas no dia. Mas a produtividade volta a cair quando chega 17h42, 18 minutos antes de ir embora para casa. Muitos já fazem contagem regressiva e pensam no que fazer ao deixar o trabalho. É assim com você? Diga lá nos comentários!
Ambiente Corporativo
Você gosta de ouvir música enquanto trabalha no computador? Não por acaso. Os fones de ouvido ajudam você a "se isolar" daquele colega que fala alto, do barulho do telefone tocando sem parar no escritório. Saiba que há uma explicação científica para isso.
Segundo o médico Amit Sood, da clínica Mayo, em Rochester (EUA), "sons melodiosos incentivam a liberação de dopamina na área de recompensa do cérebro". É o mesmo prazer sentido ao comer um doce ou sentir um aroma agradável.
O doutor Sood explica que a nossa mente tende a vagar. Nesse processo,