Trabalho
Neurociências aplicadas à educação – ferramentas para compreender o processo de aprendizagem.
Neurociência é o estudo do sistema nervoso, sua estrutura, seu desenvolvimento, funcionamento, evolução, relação com o comportamento e mente e também suas alterações. A neurociência utiliza de varias ciências: Ciências Cognitivas, Nutrição, Genética, Neuroanatomia, Neurofisiologia, Psicofarmacologia.
Neurociência: Em 1990 para os neurocientistas foi considerada a década do cérebro, pois aumentaram os estudos sobre o sistema nervoso, em consequência aumentaram as informações divulgadas para todos os públicos, em consequência disso houve uma super simplificação e distorção de conceitos e evidencias científicas.
A professora explicou sobre os neuromitos, esse termo foi lançado pela OCDE denunciando a periculosidade de excesso de interpretação feita sobre as investigações neurocientífica. O que realmente dificulta o sucesso dessa interligação são as interpretações errôneas que se concebem a partir dos estudos da neurociência.
A professora fez algumas perguntas:
Nós usamos nosso encéfalo 24 horas por dia?
Sim, usamos nosso encéfalo 24 horas por dia, o sono serve para consolidar o que você aprendeu (memória), 90% do que você sonha aconteceu nesse dia.
Nós usamos apenas 10% do nosso encéfalo?
Não, nós usamos 100% do encéfalo, desses 100% algumas áreas são mais ativadas em alguns momentos. Quanto mais treinarmos para realizar algo, alguma habilidade, logo o encéfalo realizará automaticamente e menos áreas do encéfalo serão ativadas e quanto menos energias do encéfalo gastarmos consequentemente gastamos menos neurônios e podemos usá-los em outras áreas. Após a explicação sobre neurociência, a professora começou a falar sobre Neuropscicopedagogia:
Pedagogia: Ciência que estuda a educação (ensino).
Pedagogo: Profissional que atua na promoção da aprendizagem das pessoas nas diferentes fases do desenvolvimento humano, em