trabalho
O detergente é o produto utilizado para limpar roupas, louças, etc., removendo sujeiras depositadas no dia-a-dia. Devido a escassez de gordura e óleos vegetais que houve durante a I Guerra Mundial, a Alemanha desenvolveu uma molécula derivada do petróleo com as mesmas propriedades de limpeza da molécula de gordura animal.
Com uma vantagem: desapareceu o problema da “precipitação” . Finalmente, o grande desenvolvimento do atual “detergente” doméstico veio em 1946, nos Estados Unidos, com a fabricação de um detergente composto por uma combinação de surfactantes e fósforo. Nascia o detergente.
TIPOS
Existem vários tipos de detergentes, tais como para lavar roupas, para lavar louças em máquina, para lavar loucas a mão, limpadores de superfícies, chão, janelas, etc.
COMPOSIÇÃO BÁSICA
Os componentes de um detergente de lavar roupa estão divididos em três grupos: Estruturais, Ingredientes para Alta Performance (aditivos) e Ingredientes Adicionais.
ESTRUTURAIS
Surfactantes: São os componentes mais importantes dos detergentes, pois tem a finalidade de diminuir a tensão superficial da água proporcionando o “molhamento“ das sujeiras.
Seqüestrastes: Sua função é a de amaciar a água através da desmineralização. Isso ajuda os tensoativos a trabalharem com mais eficiência. Eles também ajudam a emulsificar óleos e gorduras reduzindo-os a pequenos glóbulos. Além disso são capazes de retirar sais que ficam incrustados nos tecidos provocando o seu encardido.
Branqueadores: Ópticos: São substâncias solúveis em água que aderem às fibras dos tecidos.
Estas substancias absorvem a luz ultravioleta (invisível) que incide sobre os tecidos reemitindo luz azulada (visível0. Essa luz azulada neutraliza a cor amarelada típica de tecidos encardidos, proporcionando uma impressão de brancura e brilho.
Corantes e Perfumes: São aditivos que não tem ação sobre o processo de lavagem. Vários tipos de fragrâncias são usadas na fórmulas dos detergentes para perfumar as roupas.