trabalho
PRIMEIRA PARTE -
As idéias socialistas
Todos os homens têm igual direito à satisfação das suas necessidades natureza, e a sociedade deve consolidar esta igualdade.
e ao usufruto de todos os bens da
(Babeut)
1. Introdução
No século XVI, autores como Thomas
More (Utopia) e Campanella (Cidade do Sol) imaginam lima sociedade de iguais. No século XVII, na Inglaterra, o movimento dos niveladores (levellers) - representado por artífices e pequenos proprietários pertencentes sobretudo ao exército ele Cromwellreivindica não propriamente a igualdade econômica, mas o direito a qualquer cidadão de participar da lei por intermédio de seus representantes.
Na França do século XVIII, a grande massa do povo que assegurou o êxito da Revolução Francesa acha-se frustrada diante da pretensão da burguesia de exercer sozinha o poder. Surge então a primeira expressão francesa de uma ideologia comunista, a de
Gracchus Babeuf, revolucionário que pretendia derrubar o governo do Diretório e por isso foi executado.
A igualdade é o princípio fundamental do babovismo, e o Manifesto dos iguais é a denúncia cio fosso que separa a igualdade formal - exaltada nas palavras de ordem da
Revolução: "Liberdade, Igualdade, Fraterni-
dade" - e a inexistente igualdade real. Levando às últimas conseqüências a reivindicação de igualdade, o babovismo coloca a questão, pela primeira vez, no terreno social.
A crítica à desigualdade continuará mobilizando teóricos e ativistas no século XIX, período em que as condições econômicas criam uma situação social jamais vista até então, decorrente da expansão da economia, da passagem à grande indústria e ao capitalismo de monopólio e do nascimento das organizações do proletariado.
As alterações vinham ocorrendo desde o século anterior, quando a Revolução Industrial implantou o maquinismo, acelerando o processo de privatização dos meios de produção, o confinamento do operário nas fábricas e seu conseqüente assalariamento.