trabalho
Os autores afirmam que as doenças cronicas, alterações de saude que permanecem por longo periodo de tempo, causam mudanças no estilo de vida de pessoa que passa a necessitar de acompanhamento e tratamento constantes, principalmente infancia que constitui um periodo de vida do ser humano caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento abrangindo aspectos biologicos, psiquicos, emocionais, culturais e sociais.
O DM faz parte de um grupo de doenças metabolicas que se caracterizam pela hiperglicemia resultante da deficiencia na secreção de insulina na ação da insulina.
Os resultados deste estudo evidenciaram que a maioria dos professores denotou conhecimento sobre a definição de DM1 caracterizando-a como a ausencia de insulina no organismo, entretanto nao conseguiram relacionar o DM como sendo mais frequente em pessoas jovens, normalmente com menos de 35 anos.
Dentre as estrategias para a promoção da saude e para melhoria da qualidade de vida o conhecimento constitui uma das mais poderosas ferramentas, pois capacita os cidadoes para o autocuidado e para a tomada de decisão sobre o que entende ser melhor para si proprio.
Em relação ao tratamento da DM1, neste estudo, os professores apontaram a atividade fisica e dieta especifica como as unicas preditoras responsaveis pelo controle glicemico.
Segundo os estudos dos autores que um conhecimento maior acerca da doença contribuiria povitivamente para melhor aceitação e continuidade da terapeuta alem de ereitar consequencias futuras para a criança dialetica. Essa situação denota a falta de preparo dos educadores no que diz respeito a saude do escolar, principalmente na tematica sobre DM.
Nesse sentido acredita-se que as instituições de ensino devem apresentar recursos fisicos,