Trabalho
O organismo animal é capaz de produzir apenas 12 dos 20 aminoácidos existentes na natureza, devendo os demais serem retirados da alimentação. Já os vegetais são capazes de produzir os 20 aminoácidos.
Obtenção:
Hidrólise de proteínas
As proteínas são moléculas formadas por até milhares de aminoácidos unidos por ligações peptídicas (que ocorre entre a carboxila de um aminoácido e o grupo amino de outro). Essas ligações podem ser quebradas por hidrólise produzindo uma mistura complexa de aminoácidos
Onde são encontrados:
Os alimentos mais ricos em aminoácidos essenciais são de origem animal: carne, ovos, leite, queijos, etc. Podem ser encontrados também no feijão, arroz, milho e cereais.
A importância dos aminoácidos
Os aminoácidos são importantes para fazer a manutenção e reparação dos músculos, tendões, pele, ligamentos, glândulas, unhas e cabelo. Ajudam na produção das hormonas (como a insulina), dos neurotransmissores (substâncias químicas que transportam as mensagens no cérebro), de vários fluidos do corpo e dos enzimas que desencadeiam as funções orgânicas. Proteínas
Obtenção:
A sua obtenção é efetuada, essencialmente, através da alimentação: as proteínas integradas nos alimentos, ao serem divididas no tubo digestivo, libertam os aminoácidos para a circulação sanguínea para o seu conseqüente aproveitamento. O organismo, ao misturar estes aminoácidos mediante diferentes combinações, sintetiza as suas próprias proteínas.
Onde são encontrados:
As proteínas são encontradas em diversos tipos de alimentos
Principais fontes de proteínas / origem vegetal :Soja
Feijões
Lentilhas
Amendoim
Principais fontes de proteínas / origem animal :Frango
Ovos
Laticínios
Carne vermelha
A importância das proteínas:
As proteínas têm papel fundamental no organismo. Agindo na reparação e construção de tecidos, elas são essenciais em dietas para perder gordura e em exercícios físicos.