trabalho
Palhoça2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO.................................................................................
2.DESENVOLVIMENTO.......................................................
3.CONCLUSÃO.................................................................................
4.BIBLIOGRAFIA...............................................................................
INTRODUÇÃO
Erosão é o desgaste do solo e das rochas, quase sempre causa do intemperismo. A erosão quebra as estruturas existentes no solo, levando seus nutrientes e sais minerais que existem nas rochas para as partes fundas do relevo. Em regiões onde o solo coberto por algum tipo vegetação a erosão é muito menor. A erosão é um processo natural sempre presente e importante para a formação dos diversos tipos de relevos. O problema ocorre com a retirada das vegetações para uso agrícola pelos seres humanos isso caracteriza um processo que deixa de ser natural e passa a ser um processo antrópico, deixando o solo exposto e tornando a erosão, o que pode levar à desertificação.
A erosão ainda pode causar um outro problema ou agrava-lo se ele já existe esse assusto também iremos abordar é o assoreamento que é o acumulo de matéria nos rios e lagos sendo essa matéria orgânica ou ainda lixo, entulho ou detritos materiais jogados ao longo das margens interferindo na topografia do corpo deixando o rio ou lago mais raso levando até a extinção.
Desenvolvimento
A erosão nada mais é que o destaque e o transporte de sedimentos que pode ocorrer de varias maneiras, a erosão existe na natureza de uma forma natural e ela é crucial para a formação geológica, mas pode ser ocasionada de uma forma antrópica.
Existem vários tipos de erosão que dão origem a diferentes tipos de formação e ocorrendo por diferentes tipos de causas como:
Erosão marinha
É a erosão ocasionada pela ação das águas dos oceanos. Elas atuam sobre os materiais do litoral degradando-os através da sua ação