Trabalho
1“Leitura, antes de mais nada é estímulo, é exemplo” Ruth Rocha
Analisou-se na formação da Professora Jéssica Montavan que antes de ensinar a ler é necessário que o professor seja um modelo- leitor. É preciso gostar de ler e ensinar que a leitura é prazerosa e agradável. A leitura correta e bem feita para os alunos é fundamental para se transmitir conhecimentos que serão úteis para o futuro do aluno.
Há passos importantes para a criança ter gosto pela leitura. Primeiro, o professor deve criar e organizar o espaço e seu tempo. Segundo, é importante ter acesso a diversos gêneros textuais como contos, notícias, cartas, bilhetes, poemas e outros. Terceiro, professor deve ser o incentivador e exemplo na leitura por gostar de ler. Quarto, criar situações de leitura e quinto, por criar propostas de incentivo a leitura.
A Professora mostrou que no passado, a leitura era obrigatória e os professores usavam atividades ou resumos e não deixavam a criança verificar e ter o prazer pela leitura. Ainda mostrou melhoras na leitura com os alunos na escola que trabalha por utilizar livros na hora do lazer e as crianças adquirindo prazer e alegria durante a leitura. Atualmente, a Professora utiliza materiais feitos pela mesma com E.V.A, TNT escolar e outros para contar as histórias para as crianças e assim consegue a atenção de todos dentro da sala de aula.
Devemos deixar os livros sempre à disposição da criança, para que ela possa manusear e sentir os livros. Valorizemos a leitura e aproveitemos a oportunidade para a criança aprender novas palavras. Deixemos as crianças se expressar dando suas opiniões sobre a leitura e jamais critique as ideias dos alunos.
2 Visando promover a leitura, as crianças em idade escolar em Zâmbia vêm sendo incentivadas a escrever e a ilustrar livros infantis,