Trabalho
ESCOLA DE AGRONOMIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE CARNES
Trabalho apresentado ao Programa de graduação em Engenharia de Alimentos da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás, como parte das exigências da disciplina de Industrialização de Produtos de Origem Animal.
Professora: Miriam Fontes
Goiânia – GO
2012
Introdução
Dá-se o nome de carne ao tecido muscular dos animais, como também por extensão, à parte mole e comestível do corpo de certos animais, como o camarão. A carne é considerada uma importante fonte de proteínas.
Para fazer uma avaliação da qualidade da carne é necessário observar alguns parâmetros de pH, Capacidade de Retenção de Água(CRA),Cor, textura.
O pH é um fator de grande influencia na qualidade e segurança dos alimentos. A simples determinação do pH em determinados alimentos pode fornecer uma indicação de seu grau de deterioração ou maturação (RAMOS & GOMIDE 2007).
Em carnes, a variação do pH post mortem é um bom parâmetro para avaliar qualidade, já que está relacionado com a concentração de ácido lático que direta ou indiretamente influencia na qualidade final do produto, modificando características sensoriais da carne. A velocidade e extensão da curva de redução do pH post mortem são influenciadas por vários fatores tais como espécie, tipo de músculo, a variabilidade entre animais e o estresse pré-abate.(TERRES & SILVEIRA) A capacidade de retenção de água (CRA) é uma propriedade de importância fundamental em termos de qualidade tanto na carne destinada ao consumo direto, como para a carne destinada à industrialização. Pode ser definida como a capacidade da carne de reter sua umidade ou água durante a aplicação de forças externas, como o corte. Quando os tecidos tem pouca capacidade de retenção de água, ocorre