trabalho
RELATÓRIO CULTURAL
FILME ‘O TEMPERO DA VIDA’
BELO HORIZONTE
RELATÓRIO CULTURAL
FILME ‘O TEMPERO DA VIDA’
Trabalho de visita cultural, da disciplina Homem, Pensamento e Cultura, com o objetivo de elaboração um relatório, para enriquecer a aprendizagem e adquirir conhecimento.
Orientador: Prof. Pethrus Romualdo
BELO HORIZONTE
2014
Vi o filme “O tempero da vida” e achei muito interessante e intrigante em seus aspectos gerais. O filme conta uma historia de um menino que nasceu em Istambul onde seu avô era um filosofo culinário e mentor, e o ensina basicamente que tanto a comida quanto a vida precisam e sal para ter sabor. Devido à guerra que acontecia em Istambul, sua família se muda para a Grécia e Fanis cresce e se torna um grande cozinheiro.
Trinta e cinco anos depois, ele deixa a Grécia, e volta para Istambul, onde nessa viagem ele percebe então que sua vida necessitava de um pouco mais de sabor, assim como seu avô falava. O foco principal do filme é simples: os sabores dos temperos, apesar de deferentes, podem ser combinados, gerando pratos ricos. O mesmo deveria acontecer com os povos e suas culturas, que dividem o mesmo planeta. A relação entre os alimentos com os problemas históricos entre a Grécia e a Turquia na década de 50, é muito interessante, e ao mesmo tempo curioso, pois foram esses conflitos que causaram a deportação de inúmeras famílias Gregas que viviam na Turquia. Fazendo uma breve síntese do filme, em “O tempero da vida”, o turco Vasilis, dono de uma loja de temperos em Istambul, mas que junto com sua família tem raízes gregas, passa ao pequeno neto Fanis os seus saberes sobre o mistério dos temperos. Ele ensina ao garoto que os alimentos podem despertar muito mais do que o paladar nas pessoas, mas também em todos os outros sentidos; e mostra que o próprio sal é determinante