TRABALHO
Nome: Mayra Oliveira Lopes – Engenharia de Produção/ Noturno
Cap. 12 - Planejamento de Experimentos
Um experimento planejado é um teste, ou série de testes, no qual são feitas mudanças propositais nas variáveis de entrada de um processo, de modo a podermos observar e identificar mudanças correspondentes na resposta de saída. O produto de saída pode ter uma ou mais características da qualidade observáveis ou respostas, o processo pode ser visualizado como uma combinação de maquinas, métodos e pessoas, que transforma um material de entrada em um produto de saída.
Um experimento possui diversos objetivos, são eles : Determinação de quais variáveis são são mais influentes na resposta, determinação do valor a ser atribuído aos x’s influentes de modo que os efeitos das variáveis não controláveis sejam minimizados, determinação do valor a ser atribuído aos x’s influentes de modo que a variabilidade em y seja pequena, entre outros.
Os métodos de CEP e o planejamento experimental são 2 ferramentas muito poderosas para a melhoria e otimização do processo e são intimamente correlacionadas. O planejamento experimental é um método estatístico ativo, isto é, realizamos uma série de testes no processo fazendo mudanças nas entradas e observando as mudanças nas saídas, o que produzira informação que pode levar a melhoria do processo.
Através da aplicação no desenvolvimento do processo, podemos ter os resultados a seguir: produção melhorada, Variabilidade reduzida e conformidade mais próxima da nominal, custos totais reduzidos.
Aplicações do planejamento experimental no planejamento de engenharia: avaliação e comparações de configurações de planejamento básicas, determinação dos parâmetros-chave do planejamento do produto que tem impacto sobre o desempenho.
Variaveis não-controlaveis:
- Espessura da placa de circuito impresso,
- Tipos de componentes usados na placa
- Disposição dos componentes na placa
- Operador
- Taxa de