trabalho
Porém, tirando os instrumentos musicais, os floreios, saltos mortais e a dança, a capoeira tem no seu repertório vários movimentos de arte marcial e que servem pra te tirar de uma briga ou ao menos evitam alguns membros fraturados e uma passadinha no hospital. Como já dizia o sábio: Se Capoeira fosse só pular, todo canguru seria mestre.
Se você acha que a Capoeira é basicamente ginga, pernada no ar, música de berimbau e saltos mortais; está enganado. A Capoeira é antes de tudo malícia e malandragem, o capoeirista é um malandro nato e usa de estratégia e premeditação para desestabilizar e vencer o seu oponente. Pra isso nada melhor que um ‘tapa’ bem servido.
Galopante
Na Capoeira os movimentos não são feitos apenas com as pernas, antes de desferir um chute, o capoeirista malandrão tenta distrair o adversário e um bom golpe para isso é o galopante, nada mais nada menos que uma seqüencia de dois ou três tapas rápidos e precisos, no rosto e na orelha, pra deixar o adversário tonto, confuso e principalmente para preparar para o próximo e mais violento golpe.
Ponteira
Ou como coçar o queixo do inimigo com o dedão do pé. Esse golpe exige um certo treino e um pouco de flexibilidade, tanto para acertar o chute no momento exato, sabendo aproveitar da guarda baixa do oponente, quanto para chutar o mais alto e rápido possível, até em ambientes com pouco espaço pra lutar. Acertando o chute, pode ter certeza, vai doer bastante e teu oponente só vai sentir depois de alguns minutos, quando ele acordar do desmaio!
Banda
Golpe básico do capoeirista que só quer