Trabalho
Faça uma busca no Google usando a palavra liderança, certamente o número de retornos chegará perto dos 30 milhões. Você acha isso demais?
Quantitativamente é uma cifra e tanto, qualitativamente, não dá para saber, a não ser que se perca um bocado de tempo para hierarquizar todo o amontoado de dados e analisar seus conteúdos. Depois será necessário criar critérios de avaliação e classificação de tais dados, para então separar o joio do trigo. E, finalmente, tomar uma decisão sobre o que fazer com o joio e com o trigo. Parece simples, não é?
Um Líder, no sentido lato da palavra e, na prática do que são os comportamentos e as habilidades deste, escrito assim, com L maiúsculo, faz isso o tempo todo: lida com muita informação, separa a que é relevante da que não é e ao tomar decisões, faz uso do resultado disso tudo. Liderar não é só lidar com a informação, mas, principalmente, saber fazer uso do conhecimento que esta gera e, sobretudo, ter a expertise necessária para modificar cenários.
Certamente, no meio dos milhões de tópicos que o Google mostra sobre liderança, muitos apresentam receitas apetitosas de como se construir um líder, como se fosse uma receita de bolo, com cobertura e tudo. Você aceita?
Insisto, sempre, que existe uma diferença abismal entre O QUE FAZER e COMO FAZER. O que é uma receita que lista os ingredientes necessários para uma proposta, fazer um bolo, desenvolver um novo comportamento, como o de ser líder. O como é o modo de fazer.
Como disse anteriormente, o resultado de sua busca trouxe, traz e trará uma infinidade de receitas, mas uma pergunta interessante é: você consegue realizá-las com altíssimo grau de eficácia e satisfação com os resultados?
A maioria das pessoas não consegue. Os motivos são simples, por mais que se tenha a receita e o modo de fazer, falta um ingrediente essencial que estratégia mental