trabalho
Para Salgado o fotojornalista atual precisa "emoldurar seu trabalho na realidade. Para isso, é necessário ter conhecimentos amplos em economia, sociologia e geopolítica", e não somente um domínio técnico.
De suas vivências, disse que aprendeu que "o animal humano é o mesmo em todo o globo. As necessidades de uma mãe espanhola são as mesmas que as de uma africana. A única coisa que nos diferencia é o DINHEIROque temos no banco".
Disponível em http://www.estadao.com.br/noticias,sebastiao-salgado-fotos-para-contar-historias-da-pobreza,455483,0.htm. Acesso em: 07 de jul de 2010.
Este texto adaptado, extraído do ESTADÃO.COM.BR, apresenta uma das expressivas exposições desenvolvidas pelo fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado em sua perspectiva político-social de superação da pobreza e a degradação do homem, através da arte fotográfica de um jornalismo comprometido.
Como refletir, atuar e transformar a realidade social da fome e da degradação humana no Brasil?
.Para a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), o Primeiro Objetivo do Milênio é erradicar a pobreza extrema e a fome. A partir desta proposta, elabore uma reflexão sobre:
Às concepções desenvolvidas por Robert Malthus (1766-1834), ao neomalthusianismo e a idéia de controle da natalidade no Brasil.
A exploração do trabalho, no contexto capitalista periférico, como um dos fatores determinantes da degradação humana e da fome no Brasil.
Para a ampliação de suas abordagens sobre os referidos temas, indicamos uma pesquisa nos seguintes endereços:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u78678.shtml
http://www.comciencia.br/reportagens/ppublicas/pp11.htm
Sua contribuição será de grande