tRABALHO
O QUE SÃO?
São animais que se adaptram á viver junto ao homem, sem a vontade própria do mesmo. Ou seja, animais que convivem conosco por algum motivo, que não seja por companhia (cães, etc) e nem produção (gado,etc).
São em geral animais que podem transmitir doenças, causar agravos à saúde do homem ou de outros animais, e que estão presentes na nossa cidade, tais como: abelha, aranha, barata, carrapato, escorpião, formiga, lacraia/centopéia, morcego, mosca, mosquito, pombo, pulga, rato, taturana, vespa.
_
QUE PROBLEMAS CAUSAM?
Os animais sinantrópicos causam danos ao homem através de doenças e prejuízos causados na estocagem de alimentos, contaminando produtos, embalagens e o meio ambiente.
_
FATORES PREDISPONENTES?
Os animais sinantrópicos, como todo ser vivo, necessitam de água, alimento e abrigo. A água é um fator que de certa forma não conseguimos "limitar" á esses animais, diferentemente do alimento e do abrigo, pelos quais podemos interferir diretamentamente para que esses animais não se instalem em nossas proximidades.
_
PREVENÇÃO
Para o controle e prevenção de cada espécie, faz-se necessário o conhecimento do tipo de alimento e abrigo da mesma, de forma á tomarmos as medidas necessárias, controlando e evitando ao máximo essas espécies em nosso meio.
_
CONCLUSÃO
Animais sinantrópicos são animais que se adaptaram a viver junto ao homem, à despeito da vontade deste. Estão sempre em nosso meio e podem transmitir doenças e prejuizos. Nessecitam em geral de água, comida e abrigo, fatores nos quais o homem consegue interferir em dois - comida e abrigo - , tomando medidas cabíveis, controlando-os e afastando-os de nosso ambiente. Com a adoção dessas medidas, estaremos mantendo nossos ambientes mais saudáveis. Evitando o uso - ou o uso freqüente - de produtos quimicos, evitamos também a eliminação de espécies benéficas, assim como o risco de contaminação da água e do solo.