Trabalho
Vetores, também conhecidos como arrays, são variáveis que servem para guardar vários valores do mesmo tipo de forma uniforme na memória. Por exemplo, se tivemos que criar 20 variáveis do mesmo tipo que querem dizer a mesma coisa, nós não criaríamos -> int x1, x2, x3, x4, x5, ... ao invés disso, criaríamos apenas uma variável de vetor para guardar todos os 20 números de uma vez. Exato, simples desse jeito.
Como um vetor pode guardar vários valores temos que definir quantos valores ele deve guardar para que seja reservado o espaço necessário em memória. Então, definimos a declaração de um vetor da seguinte maneira:
Primeiro o tipo de dado: int, float, double, ...
Segundo o nome da variável: usando as mesmas convenções de uma variável comum. (array, vetor, variavelDeNumeros, ...)
E por fim, o tamanho necessário do vetor escrito entre colchetes: [5], [10], [3]...
Veja:
TIPO DE DADO
NOME DA VARIÁVEL
TAMANHO DA VARIÁVEL int array
[20]
Agora que sabemos como criar uma variável de vetor, veremos como ela funciona exatamente.
Todo vetor é um espaço linear na memória dividido de acordo com o tamanho que declaramos. Portanto, se declaramos -> int array [4], na memória é representado da seguinte forma:
Uma única variável com 4 espaços nos quais podem ser guardados números inteiros.
Agora, para acessarmos um local específico dessa memória devemos indicar entre colchetes a posição desejada no vetor que chamamos de index. O importante mesmo é saber que não importa o tamanho do vetor, o index (número que indica a posição) sempre começa em 0. Portanto, um vetor de tamanho 20 vai da posição 0 a 19, um vetor de tamanho 180 vai da posição 0 a 179, um vetor de tamanho 4 vai da posição 0 a 3.
Agora, se quisermos atribuir os valores 540 na posição 1 e 8456 na posição 3 faríamos: array [1]=540; array [3]=8456.
Não podemos nunca nos esquecer que o limite do vetor é sempre seu tamanho menos 1. Usando o exemplo: vetor de tamanho 4, posição