Trabalho
ESCOLA DE ENGENHARIA
Resumo do artigo: Estudo da aplicação de resíduo de argamassa de cimento nas propriedades de tijolos de solo-cimento.
Ariel Bortolini Moraes
Metodologia Científica
Henrique Kujawa
Passo Fundo, Abril de 2013
RESUMO
Pensamentos e atitudes sustentáveis terão de ser cada vez mais comuns como também utilização de materiais reaproveitados para a construção civíl é cada vez maior. Por isso se passa agora a um novo nível com a utilização de RCD (resíduos de construção e demolição), para melhorar a qualidade do solo-cimento e reduzir custos.
A qualidade e custo do solo-cimento sofre forte influência das propriedades do solo, pois o solo ideal deve conter uma granulometria: 15% de silte mais argila; 20% de areia fina; 30% de areia grossa; 35% de pedregulho segundo PINTO(1980).
O solo é o material que tem maior fatia na composição da mistura do solo-cimento. O RCD vem pra ser utilizado de modo que reduza custo e aumente a qualidade do material, processado corretamente e com granulometria equivalente a areia grossa.
Segundo a ABCP - Associação Brasileira Cimento Portland(1986) definem cimento como:
O produto resultante da intima mistura de solo, cimento e água que compactados na unidade ótima e máxima densidade em proporções pré-estabelecidas, adquire resistência e durabilidade ateavés das reações de hidratação do cimento.
O cimento não pode ser determinafo pelo visual e sim pela quantidade de cimento na dosagem deve ser determinado em finção das características do solo, do teor de umidade e da massa específica a ser obtida na compactação, de acordo com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento - CEPED(1999).
Como a criação do cimento necessita de matérias primas, fazer uma reutilização e não desgastar totalmente nossi meio ambiente é algo essencial, pensando sempre em um desenvolvimento sustentável, como nos é proposto neste século XXI devido a toda esta