Trabalho
Introdução
Os sistemas de representação e organização do conhecimento são considerados processos fundamentais, em meio a crescente produção de informações. Objetivam proporcionar a representação, recuperação e o intercâmbio de informações, de acordo com necessidades e ambientes específicos.
Nesse sentido, as ontologias e taxonomias, dois sistemas de organização e representação do conhecimento, possuem definições, objetivos e aplicações que se relacionam.
Mais o que são Ontologias e taxonomia? Bom podemos caracterizar ontologias como sendo a Ciência que estuda o ser, como tal.Partindo do sentindo organizacional esse significado passa a ser diferente, a partir de uma determinada área de domínio campo do conhecimento que se deseja representar, a ontologia se propõe a classificar as coisas em categorias, na perspectiva do sujeito e da linguagem do domínio.
Já taxonomia do conhecimento no âmbito da Gestão do Conhecimento, é definida como elementos estruturantes, estratégicos e centrais para negócios baseados em informação e conhecimento para classificar e facilitar o acesso à informação,em um sentido mais amplo, é a criação da estrutura (ordem) e dos rótulos (nomes) que ajudam a localizar a informação relevante.
Em um sentido mais específico, é o ordenamento e rotulação de metadados, que permite organizar sistematicamente a informação primária. É interessante notar que a estrutura mais citada na literatura para a taxonomia é a hierárquica, sendo uma forma de caracterizá-la.
Conceitos
As ontologias organizam o conhecimento em forma de uma teia de relações, assim como a mente humana, em uma relação intencional, permitindo assim formas de representação baseadas em lógica, possibilitando o uso de mecanismos de inferência para criar novo conhecimento a partir do existente. Sendo assim, utilizada em processos de Gestão do Conhecimento, o desenvolvimento das ontologias possibilita a formação de relações entre