trabalho
As diferentes espécies de matéria são denominadas substâncias. Conceitualmente pode-se dizer que a substância é uma porção de matéria que possui somente um tipo de constituinte. A água, por exemplo, é uma substância, possuindo apenas um constituinte: moléculas de água. Quando a substância é constituída por apenas um elemento químico ela é denominada simples. O gás oxigênio (O2), o gás cloro (Cℓ2) e o ozônio (O3) são exemplos de substâncias simples. Havendo mais de um elemento químico na constituição da substância ela é denominada composta. A água (H2O), o etanol (C2H5OH) e o cloreto de sódio (NaCℓ) são exemplos de substâncias compostas.
Substância simples
Tipo de substância constituída por apenas um elemento químico.
Substância
Porção de matéria que tem somente um tipo de constituinte.
Substância composta
Tipo de substância constituída por mais de um elemento químico. Na natureza as substâncias encontram-se misturadas umas com as outras, constituindo os materiais. Todo material é, portanto, uma associação de duas ou mais substâncias, indiferentemente de serem simples ou compostas. Os materiais podem ser homogêneos ou heterogêneos. O material heterogêneo pode ser facilmente identificado, por apresentar duas ou mais fases enquanto que o material homogêneo é monofásico.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Material
Termômetro
Enxofre
Suporte universal com haste
Cápsula de porcelana
Condensador reto
Acetona P. A.
Balão de fundo chato
Mangueiras
Fósforos
Vinho tinto
Béquer de 100 mL
Bastão de vidro
Cacos de porcelana
PbI2 (aq)
Béquer de 250 mL
Papel-filtro
Tripé de ferro
KI 0,1 mol/L
Proveta de 100 mL
Junta com saída lateral
Tela de amianto
Funil analítico
Pb(NO3)2 0,05 mol/L
2.2 Procedimentos
2.2.1 Observe as amostras contidas nos tubos de ensaio rotulados dispostos na estante disponibilizada e classifique-as, se possível, em substâncias (simples ou compostas) ou em material