Trabalho
Inimigo do EstadoA Conversação e Inimigo do Estado são dois filmes que, apesar de produzidos com um intervalo de 24 anos, tratam desse mesmo assunto, o fim da privacidade pela tecnologia. De certa forma são filmes que se complementam, o último atualizando o estado da tecnologia descrita pelo primeiro.
Em A Conversação, Gene Hackman, sob a direção de Francis Ford Coppola, interpreta Harry Caul, um especialista em sistemas de escuta que, a partir da gravação da conversa de um casal que passeia por uma praça, questiona-se sobre as conseqüências de sua profissão. Caul, à medida em que trabalha na gravação e torna mais clara a conversa, passa a envolver-se com o caso, contrariando a regra que anuncia logo no início do filme a um assistente: "Não interessa o que eles falam. Eu só quero gravar tudo".
A ConversaçãoO filme é um mergulho no drama de Caul, alguém que sabe como a privacidade é algo frágil e, por isso, torna-se um homem atormentado. Ele conhece todas as possibilidades da tecnologia (de meados dos anos 70, imagine a de hoje!) e sabe que é impossível não ser bisbilhotado. Sua paranóia