TRABALHO
CICLO DO CARBONO
DIERALD SEIBERT BERNARDO
ELLEN FERRUGINE BROZZIO NUNES
EMERSON GOMES SIQUEIRA
LUIS HENRIQUE FIOROTTI CESCON
MILENA FERRAREIS RIBEIRO
NATALIA GOMES WANZELER
PAULA PEREIRA EBANI
PROFª: ANDRESSA RADINIZ
1ºMI02
NOVA VENECIA
O carbono (C) é um elemento químico de grande importância para os seres vivos, pois participa da composição química de todos os componentes orgânicos e de uma grande parcela dos inorgânicos também. Para equilibrar o processo de respiração, o carbono é transformado em dióxido de carbono.
O gás carbônico se encontra na atmosfera numa concentração bem baixa, aproximadamente 0,03% e, em proporções semelhantes, dissolvido na parte superficial dos mares, oceanos, rios e lagos.
Removido da atmosfera pela fotossíntese, o carbono do CO2 incorpora-se aos seres vivos quando os vegetais, utilizando o CO2do ar, ou os carbonatos e bicarbonatos dissolvidos na água, realizam a fotossíntese. Dessa maneira, o carbono desses compostos é utilizado na síntese de compostos orgânicos, que vão suprir os seres vivos.
Da mesma maneira, as bactérias que realizam quimiossíntese fabricam suas substâncias orgânicas a partir do CO2. Os compostos orgânicos mais comumente formados são os açucares (carboidratos), mas, além deles, as plantas são capazes de produzir proteínas, lipídeos e ceras em geral.
O carbono das plantas pode seguir três caminhos:
• ela respiração é devolvido na forma de CO2;
• passa para os animais superiores via cadeia alimentar;
• pela morte e decomposição dos vegetais, volta a ser CO2.
O carbono é adquirido pelos animais, de forma direta ou indireta, do reino vegetal durante a sua alimentação. Assim, os animais herbívoros recebem dos vegetais os compostos orgânicos e, através do seu metabolismo, são capazes de sintetizar e até transformá-los em novos tipos de produtos. O mesmo ocorre com os animais carnívoros, que se alimentam dos herbívoros e assim