trabalho
Conceitos básicos de Cinemática
Movimento – combinação de espaço , tempo e matéria.
Até aqui estudamos algumas noções básicas da física , conhecendo os instrumentos utilizados na elaboração dos conceitos físicos.
Agora vamos iniciar a abordagem de um dos primeiros e mais importantes temas das física: o movimento.
Observando os corpos à nossa volta , podemos ter intuitivamente uma idéia do que são movimento e repouso. Mas esses dois conceitos ( movimento e repouso ) são relativos: ao dormir você pode estar em repouso em relação às paredes de seu quarto; entretanto , em relação ao sol , você é um viajante espacial.
Mas o que é movimento? Como estuda-lo?
A parte da física que trata do movimento é a mecânica. Ela procura compreender as causas que produzem e modificam os movimentos.
Quando Galileu começou a estudar o assunto ( depois de 1586 ) , praticamente todos os filósofos aceitavam o pensamento de Aristóteles: a velocidade durante a queda de um corpo sobre a superfície da terra é diretamente proporcional ao peso do corpo. Galileu não concordava com essa teoria e demonstrou que a queda dos objetos leves ( como plumas , folhas , flocos de neve ) é sustentada pela resistência do ar o que faz com que eles caiam lentamente que os objetos mais pesados.
Galileu afirmou também que na ausência do ar todos os corpos , quando abandonados do repouso no mesmo nível , caem com a mesma velocidade, chegando juntos ao chão ( como um caminhão e um livro por exemplo ).
Neste capítulo , vamos estudar , vamos estudar uma subdivisão de mecânica chamada Cinemática que trata do movimento sem se referir às causas que o produzem. Inicialmente ,ou seja , sem nos preocuparmos com a orientação espacial (direção e sentido). Mais adiante em Cinemática Vetorial , veremos a direção e o sentido do movimento.
Ponto Material
Usaremos com freqüência , neste livro a expressão ponto material. O que significa?
Em determinadas situações , ponto material pode