Trabalho
Larissa Gomides
DETERMINAÇÃO DO ESPECTRO DE ABSORÇÃO DE CORANTES E CONSTRUÇÃO DE CURVA PADRÃO
Goiânia Maio de 2014
INTRODUÇÃO
A espectrofotometria é uma medida de absorção ou transmissão de luz, é uma das mais valiosas técnicas analíticas amplamente utilizada em laboratórios e em analises clinicas. Essa técnica permite que componentes desconhecidos de uma solução possam ser identificados por seus espectros característicos ao ultravioleta, visível ou infravermelho.
Saber a absorção de luz pela matéria é a forma mais usada para determinar a concentração de compostos presentes em solução. Quando uma solução de um dado composto é submetida a leituras de absorbância ao longo de uma faixa de comprimentos de onda eletromagnética passamos a ter informações referentes á capacidade do composto em absorver luz. O aparelho usado é o espectrofotômetro que mede o quanto de luz foi absorvida pela amostra.
OBJETIVO A aula sobre Determinação do espectro de absorção de corantes e construção de curva padrão ministrada em laboratório possuía como objetivo a determinação do espectro de absorção da solução metilorange (MO), caracterizando o comprimento de maior absorção através da construção e leitura da curva padrão.
MATERIAS E MÉTODOS
Para a realização dos procedimentos foram usados os seguintes materiais: - Solução de Metilorange 0,01 mg/mL; - Espectrofotômetro; - 2 cupetas; - Água Destilada; - Papel milimetrado.
Utilizando os matérias acima foi se realizado os seguintes métodos a seguir:
1- Com a solução de MO já pronta, foi adicionado uma amostra desta em uma cupeta e em outra cupeta foi adicionado H2O destilada que foi usado como branco e para calibrar o aparelho em absorbância igual a zero, logo após procederam com leituras do MO aos comprimentos de onda abaixo citados: 415, 445, 460, 490, 520, 535, 550, 580, 610, 640.
2- Foi preparada uma bateria com 6 tubos de ensaio: tubo B que levou 5,0 mL