Trabalho
2.0 Material necessário
Cronômetro Digital;
Cilindro de metal;
Barbante fino;
Conjunto para sustentação de peso;
Régua.
3.0 Experimento
Foi realizado o cálculo do período T de osilação de um pêndulo simples e a da aceleração da gravidade.
Primeiramente um pêndulo simples foi montado utilizando um conjunto de sustentação.
Cada membro da equipe realizou a medida, duas vezes, do comprimento do barbante a partir do ponto de fixação vertical na base até o centro da massa do cilindro, uma tabela foi preenchida e calculou-se a média aritmética dos valores encontrados.
Deslocou-se um pouco a massa, menos de 5 graus, e a mesma foi solta, provocando um movimento oscilatório. Cada membro da equipe utilizando de um cronômetro realizou a medição do tempo de 10 oscilações, e em seguida a tabela foi sendo preenchida.
Em seguida calculou-se o período T do pêndulo, que é o tempo de uma oscilação. Ao calcular o período a frequência foi encontrada, pois ela é o inverso do período.
Através do período T e o comprimento do barbante l e identificou-se o valor da aceleração da gravidade utilizou-se a equação T = 2 para o período de um pêndulo simples com pequenas oscilações.
1. A massa do cilindro não faz parte do cálculo do período. Utilizar uma massa maior ou menor melhora a medida do período T? Explique.
2. Diminua o comprimento do fio, estendido verticalmente, para menos da metade do atual e desloque um pouco o pêndulo e solte. O movimento do pêndulo é mais rápido (maior frequência) ou mais lento (menor frequência) que o anterior (verificado no experimento)? Explique.
Lista lista
1 bsj jxjd jbd jjjbd ijj iv
Xjz I xjdnf
C
X
Thhhyyfxx
Xdrhjvdrrcv
C
X
D d fui uufddr
Zé de bebido