trabalho
Com a história da educação construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam.
Se somos seres históricos nada escapam à dimensão do tempo. Passado não está morto, por que nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro.
Somos feitos de tempo, somos seres históricos que fabricamos nosso passado, tudo o que vivemos hoje será, no futuro o nosso passado. De acordo com nossas vivencias e relações sociais mudaram nossas ações e pensamentos, e a história se formando de geração para geração.
“Onde quer que o ser humano toque, o que quer que faça, está a modificar a realidade e a sair próprio e, assim, que interferiu no mundo natural ou dele participa, está a criar um mundo cultural”... (REISEWITZ, 2004, p. 81).
No período grego, bem antes de Aristóteles, surgiu “Heródoto” que escreveu o livro “histórias”, apresentou no seu livro uma investigação sobre o tempo(que não apague o trabalho dos homens). Por isso foi chamado de ”pai da história” No período do renascimento, foi eleita a razão como a principal forma pela qual o conhecimento seria alcançado O renascimento deu privilégio a duas disciplinas: matemática e as ciências da natureza . Surgindo assim o “humanismo”. Os humanistas eram homens letrados profissionais da burguesia e do clero.Neste mesmo período surge a democracia, que permanece ate os dias atuais.Mas foi na história moderna e contemporânea, no século XVII, que surgiu a modernidade, mas foi no Iluminismo que ocorreu uma ruptura na tradição aristocrática e o feudalismo foi substituído pela Revolução Industrial. Podemos, então, pensar no aperfeiçoamento da humanidade, enfim no progresso e a reflexão pedagógica. Destacamos neste período a redefinição e reorganização da : família e da escola, tornando muito importando para o desenvolvimento da infância.
“ A história da