trabalho
O organismo possui duas vias para o sangue
– as artérias e as veias.
Primeiramente, as artérias são os vasos que levam o sangue bombeado pelo coração e as veias são os que trazem o sangue em direção ao coração. Com exceção dos vasos pulmonares no adulto, (embora seja tecnicamente uma veia – porque vai dos tecidos para o coração, a veia pulmonar carrega sangue arterial, rico em oxigênio, direto dos pulmões.
Uma vez no coração, o sangue vindo dela será impulsionado pela aorta para todos os outros órgãos.) as artérias são responsáveis por levar oxigênio (O2) e nutrientes às células e as veias por transportar o sangue rico em gás carbônico (CO2) e os detritos a serem filtrados e excretados pelos pulmões e rins, respectivamente.
Artérias: sua função é levar o sangue desde o coração até os tecidos. Três capas formam suas paredes, a externa ou adventícia de tecido conjuntivo; a capa media de fibras musculares lisas, e a interna ou íntima formada por tecidos conectivos, e por dentro dela se encontra uma capa muito delgada de células que constituem o endotélio. Veias: devolvem o sangue dos tecidos ao coração. À semelhança das artérias, suas paredes são formadas por três capas, diferenciando-se das anteriores somente por sua menor espessura, sobretudo ao diminuir a capa media. As veias têm válvulas que fazem com que o sangue circule desde a periferia rumo ao coração ou seja, que levam a circulação centrípeta. Capilares: são vasos microscópicos situados nos tecidos, que servem de conexão entre as veias e as artérias; sua função mais importante é o intercâmbio de materiais nutritivos, gases e desperdícios entre o sangue e os tecidos. Suas paredes se compõem de uma só capa celular, o endotélio, que se prolonga com o mesmo tecido das veias e artérias em seus extremos. O sangue não se põe em contato direto com as células do organismo, se bem que estas são rodeadas por um líquido intersticial que as recobre; as substâncias se