trabalho
. O termo sílica refere-se: aos compostos de dióxido de silício, SiO2, nas suas várias formas incluindo sílica cristalina; sílica vítrea e sílicas amorfas.O dióxido de silício, SiO2, é o composto binário de oxigênio e silício mais comum, sendo inclusive composto dos dois elementos mais abundantes na crosta da Terra. A sílica e seus compostos constituem: cerca de 60% em peso de toda a crosta terrestre. Os depósitos de sílica são encontrados universalmente e são provenientes de várias eras geológicas. A maioria dos depósitos de sílica que são minerados para obtenção das "areias de sílica" consiste de quartzo livre, quartzitos, e depósitos sedimentares como os arenitos. Sílica é um material básico na indústria de vidro, cerâmicas e refratários, e é uma importante matéria prima na produção de silicatos solúveis, silício e seus derivados carbeto de silício e silicones. Também é usado na fabricação de cimento Portland.
Estruturas e ligações químicas
A unidade estrutural básica da maioria das formas da sílicas e dos silicatos é uma arranjo tetraédrico de 4 átomos de oxigenio ao redor de um atomo de silicio centralizado, silicio tetraédrico, SiO4. Esses arranjo tetraédrico possibilita a formação de uma rede cristalina tridimensional infinita por meio de compartilhamento de todos os átomos de oxigênio de um tetraédro com os grupos vizinhos.
Esses arranjo tetraédrico possibilita a formação de uma rede cristalina tridimensional infinita por meio de compartilhamento de todos os átomos de oxigênio de um tetraédro com os grupos vizinhos . Quando alguns dos vértices do tetraedro não se ligam, isto é, átomos de oxigênio ficam livres, uma ampla faixa de possibilidades estruturais se abre, algumas das quais são encontradas nos silicatos. Nas estruturas para as quais todos os vértices do tetraedro não são compartilhados, cada átomo de oxigênio não compartilhado contribui com uma carga negativa para o grupo aniônico então formado, o