trabalho
Para a produção de ar comprimido são necessários compressores. Esses comprimem o ar até a pressão de trabalho desejada. À maioria dos acionamentos e comandos pneumáticos funciona por meio de uma estação central de distribuição de ar comprimido.
2-Os vários tipos de compressores estão relacionados com a pressão de trabalho e a capacidade de volume de ar produzido, exigidos para atender as necessidades das indústrias.
Tipos:
-compressor com movimento linear-compressor de êmbolo, de membrana.
-compressor de movimento rotativo-compressor multicelular ou de palhetas, de fuso roscado ou de parafusos, tipo Roots ou de lóbulos.
-turbo compressor-compressor radial ou axial.
3-Linear: é o mais utilizado hoje em dia, é apropriado não só para compressão a baixas e médias pressões, más também para altas. O campo de pressão é de cerca de 1 a 16bar. (efeito simples, efeito duplo, um estágio, dois estágios, estágios múltiplos).
-Rotativo ou de palhetas:
4-Ao projetar a produção ou consumo do ar deve ser considerado ampliações e futuras aquisições de novos equipamentos pneumáticos. Uma ampliação posterior da instalação torna-se, geralmente, muito cara. Na indústria de mineração, ou para máquinas que mudam frequentemente de lugar, são utilizados compressores portáteis.
5-Vasão: quantidade de fluido que passa através de uma tubulação durante um determinado intervalo de tempo-Q=V/t.
Pressão: quando o ar ocupa um recipiente exercendo em suas paredes uma força igual em todos os sentidos e direções-p=F/a
6-Além de sua principal função que é armazenar o ar comprimido produzido pelo compressor, tem outras secundárias importantes no fornecimento de ar para os consumidores, tais como:
-estabilizar a distribuição de ar comprimido;
-eliminar oscilações de