trabalho
Sofia Lerche Vieira é licenciada em Letras pela Universidade de Brasília (1975), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1980), Doutora em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), com Pós-Doutorado pela Universidad Nacional de Educacion a Distancia, Espanha (2001). Atualmente, é professora titular aposentada da Universidade Federal do Ceará. Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Possui publicações diversas sobre política, história e gestão da educação, formação de professores, educação básica e educação superior. Já Isabel Maria Sabino de Farias é licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1991), mestrado (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente, é docente do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Ceará, atuando na linha de pesquisa "política educacional, formação e cultura docente". Desenvolve estudos sobre a escola, o professor e a prática pedagógica.
RESUMO
Este livro tem como principal objetivo mostrar como a educação esteve presente em cada momento histórico brasileiro, destacando a importância, suas implicações populares, bem como os interesses político-econômicos dos que detinham o poder sob essa prática social Sete capítulos compuseram este livro uma obra extensa por abordar o contexto histórico no qual se pode compreender a trajetória da educação no território brasileiro.
Primeiro capitulo
“Em virtude das necessidades mais urgentes são criados, a princípio, cursos ligados a defesa militar e à saúde”(...)(p.53)
Nesse primeiro capitulo as autoras revelam a real história da colonização e suas atribuladas invasões, assim como, a introdução dos cursos necessários na época.
Segundo capitulo
“Como já se observou, a independência é um