trabalho
As últimas décadas do século xx marcam o inicio da etapa histórica que, identifica como a pós-modernidade, se caracteriza por um inquestionada dominância das Formações sócias do capitalismo pós-industrial e globalizado .
Em se tratando de crime o controle social formal manifestado no poder do Estado de punir estrutura-se em um sistema que se materializa através da seleção de determinadas condutas conflituosas ou socialmente negativas , que por intervenção da lei penal , recebem a qualificação de crimes .
Uma vez que em se falando de ressocialização, a pretender concretizar o objetivo de evitar que o autor do crime volte a delinquir , através de suas reeducação e reintegração á sociedade , é absolutamente incompatível com o fato da segregação .
Acredita-se na construção futura de sociedades mais justas, mais solidárias, mais livres, mais iguais, se acreditamos que outro mundo é possível, temos que nos libertar do sentimento de vingança, trocando-o pelo perdão, pela compaixão, pela compreensão, abrindo espaço, nos conflitos interindividuais, para estilos compensatórios, assistenciais, conciliadores.
Sociedades mais justas, mais solidárias, mais livres, mais iguais hão de se pautar pela manifestação das necessidades básicas é pelo respeito aos direitos de todos. Assim acreditando e trilhando o caminho apontado, decreto chegaremos a uma futura – talvez longínqua , o que